top of page

Uma visita à Barcelona

A Professora e diretora Elizabeth Arruda está viajando pela Europa e trouxe um relato de como foi a experiência em Barcelona, na Espanha. Confira:


"Estou na estrada, de Barcelona a Rennes, na França. O ônibus espanhol não é melhor, nem pior que os ônibus brasileiros de uma boa companhia, claro. De qualquer forma, esse é o meio mais barato de viajar de um país para o outro aqui na Europa. Minha estadia de 11 dias em Barcelona foi muito barata e muito rica. Acho que dá para entender o contrassenso.
Hospedei-me em um "hostal" pagando 20 euros por dia. A localização era perfeita, na Gran Via, e eu pouco precisei pegar algum transporte para meus passeios e incursões pela cidade. Para comer escolhi seus famosos sanduíches de deliciosos presuntos e tortilhas, com uma boa taça de vinho ou refrigerante. Aqui eles têm também um bom achocolatado, muito melhor que o do Brasil.
A riqueza da viagem é o banho de beleza e de cultura. Barcelona é obra de séculos de história de invasões romanas, árabes e de outras nações ibéricas, que, inspiraram artistas desde Cervantes (a única cidade nominalmente citada em Dom Quixote é Barcelona) Miró, Gaudí, Picasso, Lorca, até artistas e arquitetos contemporâneos.
Não foi a primeira vez que vim a Barcelona, mas a última vez fazia quase 20 anos e tive a grata surpresa de ver o patrimônio histórico preservado, as áreas antes degradadas, recuperadas e aquele famoso espírito rueiro e festivo de sempre. A cidade está em Catalunha, que desde antes da ditadura de 40 anos de Franco, já lutava por independência da Espanha. No tempo de Franco, era proibido falar catalão. Hoje o estado tem dois idiomas oficiais, castelhano e catalão. A luta pela independência é muito forte, mas eu não consigo me posicionar direito quanto a essa questão. Sempre tive um posicionamento político internacionalista. Por mim, o mundo não tinha nem fronteiras. Por isso não simpatizo com lutas separatistas. Por outro lado, reconheço a importância da resistência cultural dos catalães. É difícil se posicionar."


コメント

コメントが読み込まれませんでした。
技術的な問題があったようです。お手数ですが、再度接続するか、ページを再読み込みしてださい。
bottom of page